O QUE É O LIONS, CODIGO DE ÉTICA E PROPÓSITOS


Falar de Lions é muito simples pois podemos apenas contar sua história, mas viver e ser um leão é algo muito mais profundo, e que pode exigir o despertar de algumas qualidades inerentes ao ser humano, mas que em geral estão adormecidas. É necessário deixar penetrar em nossa alma o espírito leonístico para podermos praticar este ideal de acordo com o que foi idealizado pelo seu fundador, Melvin Jones.

Mas o que significa ser um leão e qual é o propósito a que ele se destina?

Para compreendermos isto é importante que conheçamos um pouco da história do Lions.

O Lions nasceu de uma tendência que se processa em todo ser humano que é necessidade de unir-se a outras pessoas, quando um mesmo ideal é despertado nelas. Assim, formam-se grupos que se unem e agem dentro de seus objetivos tentando propagar a mesma energia que agrega um número cada vez maior de pessoas tornando os grupos fortes e aumentando assim, cada vez mais, sua área de atuação.

Cada um dentro de seu propósito e de suas crenças, direcionam essa energia, removem obstáculoscriando caminhos para efetivar estas realizações.

Observamos que na historia da humanidade, a energia criadora, (Deus) sempre conspira, em seu processo de evolução, para o surgimento de pessoas ou acontecimentos na natureza, que contribuam de uma forma ou de outra para manter seu equilíbrio dinâmico. Muitas vezes estes acontecimentos podem não ser satisfatórios no momento que acontecem, mas certamente eles são necessários. Alguns chamam isto de destino.

Verdade ou não, na história do Lions isto não poderia ser diferente pois, a demonstração desta conspiração se dá nos fatos que criaram o leonismo e todos os eventos posteriores, conduzindo-o aos patamares em que se encontra hoje.

Não nos interessa o fato de seus criadores ou mesmo as pessoas que conduziram este movimento possam não ter sido de uma maneira ou de outra em suas vidas, seres humanos perfeitos, mas sim que eles conseguiram oferecer de algum modo, sua participação contribuindo efetivamente para a concretização do que eles se propunham.

Cada companheiro Leão, desde o associado contribuinte, os dirigentes, o associado que além de ser contribuinte também é atuante no movimento, os colaboradores, até as pessoas que são alvo de nosso foco humanitário, são igualmente responsáveis pelo Leonismo, como ele é hoje.

No entanto Vamos destacar três pessoas que foram fundamentais na história do Lions Clube, no âmbito internacional, no brasileiro e finalmente no redirecionamento de seu foco principal: O Tratamento da Visão.

Estas pessoas foram:
Melvin Jones - Fundador do Lions Internacional em 7 de Julho de 1917
Armando Fajardo - Fundador do 1º Lions Clube no Brasil em 16 de Abril de 1952
Helen Keller - Cega e surda desde os 18 meses, desafiou os Leões na convenção Internacional nos EUA em 30 de Junho de 1925 a serem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão"

Desafio aceito e após anos de luta e agregação de inúmeros Leões o Lions Clube vive hoje e consolida-se com uma grande missão.

Hoje, o Lions que tem seus serviços voltados ao combate a cegueira evitável, com seu programa SightFirst, que promove atendimentos em várias áreas focando nas principais causas da cegueira como catarata, diabetes e deficiências visuais, também atua nas áreas de meio ambiente, cidadania, cultura, interesses e necessidades das comunidade, obras públicas, relações internacionais, saúde, bem estar, prevenção de acidentes e na juventude, estimulando sua participação nos programas comunitários.

Adaptação CL Cordeiro

-CÓDIGO DE ÉTICA DO LEÃO

DEMONSTRAR fé nos méritos da minha profissão, esforçando-me para conseguir honrosa reputação, mercê da eficiência dos meus serviços.
 
LUTAR pelo êxito e pleitear toda a remuneração ou lucro que eqüitativa e justamente mereça, recusando, porém, aqueles que possam acarretar diminuição de minha dignidade devido à vantagem injusta ou ação duvidosa.
LEMBRAR que para ser bem sucedido nos negócios ou empreendimentos, não é necessário destruir os dos outros. Ser leal com os clientes e sincero comigo mesmo.

DECIDIR contra mim mesmo, no caso de dúvida, quanto ao êxito ou a ética de meus atos perante o próximo.

PRATICAR a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá.

TER sempre presente meus deveres de cidadão para com aminha localidade,meu Estadoe meu País , sendo-lhes constantemente leal em pensamento, palavras e obras, dedicando-lhes, desinteressadamente, meu tempo, meu trabalho e meus recursos.

AJUDAR o próximo, consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo o necessitado.

SER comedido na crítica e generoso no elogio, construir e não destruir.


PROPÓSITOSDO LIONS INTERNACIONAL

CRIAR e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra.

INCENTIVAR os princípios de bom Governo e boa cidadania.

INTERESSAR-SE ativamente pelo bem estar cívico, cultural, social e moral da comunidade.

UNIR os Clubes com laços de amizade, bom companheirismo e compreensão mútua.

PROMOVER um fórum para livre discussão de todos os assuntos de interesse público, excetuando-se, entretanto, o partidarismo político e o sectarismo religioso, que não serão debatidos pelos sócios no Clube.

INCENTIVAR os homens bem intencionados a servir a suas comunidades sem beneficio financeiro, estimular a eficiência e promover elevados padrões éticos no comércio, na indústria, nas profissões, nos serviços públicos e nos empreendimentos particulares.


#############################################################

Nenhum comentário:

Postar um comentário