GREMIO SORRISO - PROJETO TRANSFORMAR SORRINDO

CAROS COMPANHEIROS A MELHOR MANEIRA DE CONHECER O GRÊMIO SORRISO E O PROJETO TRANSFORMAR SORRINDO, É VISITANDO PESSOALMENTE,  QUANDO PRESENCIAMOS NÃO SÓ AS INSTALAÇOES FÍSICAS, MOSTRANDO QUE O LIONS CLUBE VEM DEDICANDO ANOS DE INVESTIMENTO, MAS PRINCIPALMENTE O CALOR HUMANO DOS VOLUNTÁRIOS E DO PÚBLICO ALVO NESTES LOCAIS.
 
NO PROJETO TRANSFORMAR SORRINDO SÃO CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM RISCO SOCIAL, QUE PODEM ACENDER UMA LUZ DE ESPERANÇA PARA SUAS VIDAS, SINALIZANDO UM FUTURO MELHOR QUE PODE TRANSFORMA-LOS EM HOMENS E MULHERES DE VALOR.
 
NO GRÊMIO SORRISO SÃO PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADE ESPECIAL, ABANDONADAS OU QUE NÃO PODEM VIVER NO SEIO FAMILIAR, QUE POSSUEM NESTE RECANTO, A ESPERANÇA DE VIVER MOMENTOS FELIZES, COM OS VLUNTÁRIOS QUE CUIDAM DE SUAS NECESSIDADES FISICAS E EMOCIONAIS E VISITANTES QUE COMPARECEM NAS FESTIVAS PROMOVIDAS PELOS CLUBES DE LIONS.
 
 
PARA VOCÊ QUE ESTÁ LENDO ESTA MATÉRIA, AQUI ESTÃO ALGUMAS INFORMAÇÕES DO TRABALHO REALIZADO POR ESTES PROFISSIONAIS VOLUNTÁRIOS, MAS GOSTARIA DE CONVIDÁ-LOS PARA UMA VISITA, NOS ENDEREÇOS INFORMADOS - PARTICIPE.
                                                                                                                        CL CORDEIRO
 


NÚCLEO Nº 1 - GRÊMIO SORRISO - - CNPJ 42 290 726 /0001-56
TRAVESSA SERAFIM Nº 12- PEDRA DE GUARATIBA - RIO DE JANEIRO-RJ / CEP 23027120  TEL: 2417 1868
NÚCLEO Nº 2 - PROJETO TRANSFORMAR SORRINDO – CNPJ 42 290 726 /0003-18 RUA DONA ROMANA, Nº 254 – ENGENHO NOVO – RIO DE JANEIRO-  RJ / CEP:  20710-200   TEL: 2501 9734

 
Histórico da criação da Entidade
O Grêmio Sorriso foi fundado pelos Lions Clubes da Cidade do Rio de Janeiro, em 21 de janeiro de 1974; Personalidade Jurídica em 13/03/74 e Alvará desde 09/10/74.  Foi fundado para abrigar jovens de ambos os sexos, portadores de necessidade especial, num imóvel da Rua Barão de Itapagipe, Tijuca, sendo depois transferido para a Sede própria na Travessa Serafim nº12, Pedra de Guaratiba.  A partir de 10 de junho de 2005, criou-se o Projeto Transformar Sorrindo, na Rua Dona Romana nº 254, Engenho Novo, Rio de Janeiro, RJ, sede própria, voltado para assistir a crianças e adolescentes em situação de risco social.

 
 
Infraestrutura de espaço físico
A entidade Grêmio Sorriso possui duas propriedades: 

Núcleo nº1 Grêmio Sorriso- Imóvel sito na Travessa Serafim nº 12- Pedra de Guaratiba.
TERRENO: praticamente plano, de forma irregular, medindo 22,15 m de frente, 85,69 m em segmento reto pelo lado esquerdo; 97,69 m pelo lado direito, em 3 segmentos retos de 19,46 m , 12,00 m e 66,23 m; e 30,60 m em segmento reta pela linha dos fundos. Área total de 2.692,78 metros quadrados.
PRÉDIOS:
1 – Prédio em alvenaria, com forro de madeira, tendo02 (duas) salas e 1 W.C.,  com área de 32,08 metros quadrados, sendo  uma sala da Professora de Artes e outra da Fonoaudióloga.
2 – Prédio em alvenaria, com forro de laje pré-moldada, composto de 02 (duas) salas, hall de entrada e banheiro, com área de 35,02 metros quadrados; uma ocupada pelo Médico e pela Enfermeira e a outra pela Psicóloga e pela Assistente Social.
3 – Escola, recreio coberto e sala de estoque – Prédio em alvenaria, com forro de laje em concreto armado, composto de 02 (duas) salas, corredor, banheiro com 04 (quatro) gabinetes individuais com W.C., e depósito para estoque de alimentos. Área total de 189,88 metros quadrados.
4 – Escritório, dormitório, banheiros, cozinha e refeitório – Prédio em alvenaria, com laje de forro em concreto armado, tendo salão para dormitório, corredor, sala para escritório e banheiro, depósito (almoxarifado), banheiro com 05 (cinco) WW.CC. e 05(cinco) boxes de chuveiros, despensa, cozinha e refeitório, 02 (dois) quartos para empregados, com banheiros.
5 – Prédio administrativo em alvenaria, com laje de forro, tendo 02 (duas) salas, quarto, banheiro, cozinha e varanda.
6 – Churrasqueira – Cobertura de telhas de barro, aberta, com piso em laje de concreto armado, revestida de cerâmica, com pia em banca de granito ao lado da churrasqueira. Área de 16,34 metros quadrados.
7 - Campo de futebol que na maioria das vezes é usado nas festivas.


 
8 – Piscina - revestida a azulejos brancos, com todo o equipamento  necessário ao bom funcionamento.

Núcleo 2 – Transformar Sorrindo - Imóvel sito na Rua Dona Romana nº 254- Engenho Novo
TERRENO: praticamente plano, de forma retangular, medindo 12,00 metros de frente por 30,00 metros de extensão, com área de 360 metros quadrados, com 261 m2 de área construída.
PRÉDIOS:
1– Prédio das salas de aula, em alvenaria, com laje de forro, composto de salão de frente, hall, corredor, 03 (três) salas, 02(dois) banheiros completos e cozinha.
2– Dependências do caseiro – Prédio em alvenaria, com 02(dois) quartos e banheiro.
3– Depósito – Prédio em alvenaria, com laje de forro, nos fundos do terreno.
4–Pátio de atividades – Área descoberta, entre o prédio principal e o depósito, destinado às atividades de ginástica, ballet, capoeira, teatro e outras atividades.
5- Corredor de entrada para veículos, coberto com toldo.

Qualificação e quantidade dos profissionais que compõe a equipe contratada :
Médico 01 / Psicóloga 01 / Assistente Social 01 / Enfermeira 01 / Professor de Educação Física 01 / Professora de Artes 01 / Professora de Ensino Fundamental 01 / Auxiliar de Escritório 02 / Auxiliar de Serviços Gerais 01 / Atendentes Residentes 05 /
 
Contamos, ainda, com uma Assistente Social estagiária, outra, voluntária, nos finais de semana e uma Nutricionista, voluntária.

Objetivos:

Núcleo nº1 Grêmio Sorriso - Abrigar, permanentemente, até o fim de suas vidas, 25 pessoas carentes, do sexo masculino, maiores  de 18 anos  portadores de necessidade especial, oferecendo assistência médica, psicológica, odontológica, escolar e recreativa  Este serviço é diário, 365 dias por ano sem interrupção.

 
Núcleo 2 – Transformar Sorrindo - Assistir a crianças e adolescentes em situação de risco social,  de ambos os sexos, de 06 a 16 anos, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:00, proporcionando aulas diversas, recreação, lanches e  assistência social. Estas crianças são ocupadas nos horários inversos aos horários escolares, para que elas não fiquem nas ruas.

Quadros de apresentação de atividades
Núcleo nº1 Grêmio Sorriso
1-Departamento Médico, dirigido pelo Dr. Eliezer da Costa Lobão Filho, Clínico-Geral  e Neurologista/Psiquiatra  
2- Serviço de Nutrição, a cargo da Dra. Arlette Silva Ramos;
3- Serviço de Psicologia atendido pela Dra. Elisangela Cristina  Albuquerque;
4- Serviço de Assistência Social,  responsável  Maria Madalena Leite;
5- Serviço de Enfermagem, sob a responsável Técnica de Enfermagem Danielle Dias do Nascimento; 
6- Serviço de Educação Especial, dirigido pela professora Estela França de Souza     Barros;
7- Serviço de Educação Artística e Teatral, coordenado pela professora Deli Villa     K.Távora;
8- Serviço de Educação Musical, professora Neise Paulo Cavine.
9- Serviço de Educação Física, Capoeira, Dança e Recreação, sob a coordenação do Professor  Carlos Alexandre da Silva;
10- Serviço de Apoio, formado  pelos funcionários Amaro Viana de Souza Neto, Luis Fernando Bento dos Santos, lisangela Roberto de Oliveira, Geni Barbosa e Roseli Ravaiole  Silva,  encarregados da Administração,  Alimentação,  Rouparia , Limpeza e Conservação. 

Núcleo 2 – Transformar Sorrindo
1- Projeto Sala de Leitura / 2- Projeto Reciclagem / 3- Projeto de Teatro / 4- Projeto Informática e Cidadania / 5- Projeto de Dança de Salão / 6- Projeto Capoeira / 7- Projeto de Artesanato / 8- Projeto de Aulas de Espanhol
 
Este Núcleo conta  com duas funcionárias do Grêmio Sorriso, Camila  Macedo e Vivian do Nascimento, encarregadas da Secretaria e da Manutenção. Os Projetos são coordenados e executados pelos voluntários da Pastoral do Menor da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus do Meier, coordenados pela voluntária Marly Pettimant.

Descrição das Atividades:

Núcleo nº1 Grêmio Sorriso
1- Atender aos assistidos por consultas periódicas no Núcleo de Atendimento, sendo os casos especiais avaliados nos Hospitais próximos, onde são realizados todos os exames; em caso de urgência, os assistidos são encaminhados ao Posto de Saúde da Pedra de Guaratiba  ou de Sepetiba, ao Hospital Croácia, Hospital Pedro II, onde são cadastrados. Os exames de sangue, fezes e urina, refeitos periodicamente, são realizados no Posto de Saúde Lincoln de Freitas Filho em Santa Cruz. O médico e a enfermeira da entidade acompanham estes exames.
 
2- Procura manter o padrão calórico  e o balanceamento dos alimentos da melhor forma possível, para  estabelecer o  nível ideal de saúde dos assistidos. A alimentação é servida nos seguintes  horários: no café da manhã, às 8:00h, no almoço às 12:00h, no lanche às 16:00h, no jantar às 20:00h e, às vezes,  às 22:00   são servidos  suco de frutas ou copo de leite, antes de dormir.

3- Fazer com que o estado psicológico dos assistidos seja o melhor possível, utilizando, para isso, terapias individuais e dinâmicas de grupo. Para tanto são contadas estórias, com ações como a de abraçar, gritar, chorar e conversar, apertar as mãos, onde cada assistido fica responsável por uma determinada ação, devendo fazer uma dramatização através de gestos, de acordo com a estória criada.

4- Organiza  seu atendimento em grupos e individualmente, dando prioridade aos casos mais importante. Nos trabalhos em grupo são usados jogos de memória, quebra-cabeças e objetos familiares; os passeios com os assistidos fazem parte do trabalho, uma vez que,  depois são feitas reuniões para ouvir os comentários sobre os mesmos. O atendimento aos familiares, a maioria das vezes  feito por convocação, tem sido realizado com rigor, para que os responsáveis não passem muito tempo sem visitar os internos.

5- Administrar os medicamentos de cada assistidos, controlar o estoque dos medicamentos em geral, acompanhamento da higiene, cuidado com a barba, com o banho e com o escovar dos dentes, cortar as unhas e os cabelos, supervisionar a limpeza dos ouvidos, a hidratação corporal e a aceitação da dieta traçada pela nutricionista, aferição da temperatura, da pressão e do peso.

6- O Serviço de Educação Especial, que funciona diariamente das 13:00 às 17:00, acompanha os gremistas distribuídos em 4 turmas de acordo com o problema de cada um e com o nível de aprendizagem:

1º grupo – os que são alfabetizados e realizam atividades de 1ª a 4ª série;

2º grupo – os que sabem identificar algumas letras, número e o primeiro nome, bem como copiar palavras e estão em processo de alfabetização;

3º grupo – os que não conseguem identificar seu nome, conseguem copiar algumas sílabas mas não conseguem identificá-las, entrarão em processo de alfabetização;

4º grupo – os que estão em trabalho de limitação; não conseguem cobrir, copiar e perceber formas e cores.

Os trabalhos em sala de aula são divididos de acordo com o motivo escolhido para cada mês, tais como: verão, férias, carnaval, páscoa, dia das mães e dos pais,  inverno, festas juninas, dia da pátria, primavera, dia da criança etc..

07- Coordenar todos os trabalhos desenvolvidos pelos gremistas, de acordo com a programação traçada na reunião da  equipe técnica. Os trabalhos manuais e artísticos, como origami, painéis, cartazes, modelagem e peças  teatrais, obedecem ao tema específico de cada mês.

As  turmas, como nas demais  atividades, são divididas da seguinte forma:
I-grupo de Síndrome de Down;
II- grupo de paralisia cerebral e psicopatia;
III- grupo de retardo mental leve- deficiente  educável , e
IV- grupo com retardo mental moderado – treinável.

08 - Com a música desenvolvemos a coordenação motora, postura e a fala. O ritmo ajuda na repetição dos movimentos  e a dança desperta o interesse de criação.

09- Aprimorar e desenvolver agilidade, coordenação de pequenos e grandes mitos responsáveis por movimentos específicos; socializar- se ao ambiente externo e interno, interagindo com os amigos através de atividades propostas: hidroginástica, recreação e lazer.

10- Administração: Este setor compreende o controle da frequência  e da distribuição das folgas de todos que trabalham no núcleo, do pagamento das despesas do núcleo, da aquisição dos alimentos, dos materiais de limpeza e de conservação e dos medicamentos, do registro em livro próprio, de todas as visitas, doações e fatos ocorridos no núcleo e do controle do estoque em geral.
I Alimentação – Setor que cuida de  toda a programação traçada pela nutricionista.
IIRouparia - Setor que  controla, a lavagem, o estoque e a manutenção de todas as roupas, lençóis , toalhas  etc., utilizados no núcleo pelos assistidos.
IIILimpeza e de Conservação: Setor que mantêm todos os locais do núcleo  em perfeita ordem, primando pela higiene. Este setor ainda se encarrega do corte da grama e da manutenção da horta e das árvores frutíferas, atividades estas desenvolvidas juntamente com os gremistas. Os funcionários deste setor  acompanham os assistidos nos passeios realizados.
 
Núcleo 2 – Transformar Sorrindo
1- Projeto Sala de Leitura = Com o intuito de melhorar o desempenho escolar e estimular o gosto à leitura, foi criada uma biblioteca para desenvolver esta atividade; nela são repassadas matérias escolares, ensinados novos conteúdos, utilizando para isso vários formatos de texto.

2-  Projeto Reciclagem e trabalhos manuais = Produção de bonecos diversos usando material reciclável.

3- Projeto de Teatro = As crianças escrevem os roteiros, realizam ensaios e  confeccionam os figurinos de suas apresentações pois, durante o ano, prepararam-se para o Festival de Teatro, para o qual são sempre convidadas a participar.

4- Projeto Informática e Cidadania = Através de parceria com o CDI o conteúdo técnico das aulas é passado de forma lúdica, enfocando a cidadania e a inclusão digital. Os alunos  têm acesso à Internet, o que facilita suas pesquisas nos trabalhos escolares.

5- Projeto de Dança de Salão = As crianças aprendem passos e técnicas de dança de salão.

6- Projeto Capoeira = Nesta atividade as crianças aprendem: a história da capoeira no Brasil, para resgatar suas origens e ter noções de golpes e músicas, a respeitar o amigo, dentro e fora da roda  de capoeira  e ainda levar esse respeito absorvido nas aulas de capoeira a todas as outras atividades.

7- Projeto de Artesanato = Nessa atividade as crianças confeccionam peças utilizando diversas técnicas de artesanato; algumas ficam no Projeto para uma eventual exposição e outras são levadas para casa .

8- Projeto de Aulas de Espanhol = Com este projeto as crianças e adolescentes terão oportunidade de aprender um novo idioma. Durante as festas eles têm se apresentado cantando músicas em espanhol. 

Origem dos recursos financeiros anuais a serem envolvidos:
Os recursos utilizados são os provenientes de Convênios assinados, eventos de arrecadação de fundos,  associados contribuintes  e colaboradores.

 

Desde 2003, o Núcleo nº1 Grêmio Sorriso, mantem convênio com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos; por este convênio a entidade recebe, mensalmente.
ELES AGRADECEM
 
 

O MATERIAL INFORMATIVO DESTA MATERIA FOI GENTILMENTE CEDIDO PELA CaL VANISIA JURUENA VILLELA SOUTO - LCRJ LEME E ADAPTADO PELO CL MANOEL PEDRO CORDEIRO FILHO - LCRJ SERNAMBETIBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário