LCRJ SERNAMBETIBA - NOSSA HISTÓRIA

O LIONS CLUBE RIO DE JANEIRO SERNAMBETIBA foi fundado em 25/06/2001 e, na mesma data, foi expedida sua Carta Constitutiva. O CL Luiz Gonzaga Forster era o Governador do Distrito LC-1 – AL 2000/2001.


O CL Mauro Lúcio Guedes Werneck e a CªL Regina Costa Pereira Werneck são seus Padrinhos Físicos e o CL Oswaldo Luiz de Athayde foi o Leão Orientador.



Constituído com 24 (vinte e quatro) associados, ainda mantém os seguintes 09 (nove) fundadores: Achilles Machado Filho, Amaury Severino dos Santos, Carlos Augusto Ribeiro Marques, Gustavo Vanderley de Carvalho Bauer, Gentil Fortes, Luiz Fernando Povoas da Silva, Mauro Lúcio Guedes Werneck, Neddy Falcão Severino dos Santos e Willer Barroso de Medeiros.


A Assembleia Solene de Posse da Diretoria do AL 2001/2002 e da Entrega da CARTA CONSTITUTIVA ocorreu no dia 27/09/2001, em salão do Alfabarra Clube. A CªL Marise Oberlander Mello de Athayde, Governadora do Distrito LC-1 – AL 2001/2002, foi a Dirigente Investidora. (a direita na foto abaixo)



A abertura teve a Presidência do CL Roberto Mário da Silva Vasconcellos, Presidente do LCRJ Grajaú, Clube Padrinho, e do CL Ernani Ferreira da Silva, 1º Presidente do LCRJ Sernambetiba, no encerramento.

Também cabe registrar as demais presenças, como segue: do Município do Rio de Janeiro, de Solange Amaral, Secretária de Habitação, do Vereador Paulo Roberto Cerri, do Alfabarra Clube, seu Presidente Newton Moura Júnior, do Diretor Internacional 2000/2002, CL Mauro Lúcio Guedes Werneck, de 09 (nove) Ex-Governadores do Distrito LC-1 e Domadoras, de 07 (sete) Presidentes de Divisão, de 15 (quinze) Assessores e de 20 (vinte) delegações de clubes. Do PU-101, então enviado à Associação internacional de Lions Clubes, constou: Presidente- CL Ernani Ferreira da Silva; Secretário-CL Amaury Severino dos Santos; Tesoureiro-CL Almir Simões do Rosário; Diretor de Associados-CL Mauro Lúcio Guedes Werneck; Editor do Boletim-CL José Stockler Canabrava Filho.

Nestes 13 (treze) anos elegeu 01 (um) Governador, teve companheiros exercendo funções em todas as Governadorias, integrando cargos de direção em Convenções, compondo comissões de Conselhos Distritais e de Convenções, eleitos para o Conselho Curador da FAF, inclusive para Secretário do Órgão.  


Todavia, seu alvo maior são as múltiplas atividades em que se empenha desde o início, todas elas cobertas por campanhas de arrecadação de fundos, sobressaindo as dos Bazares de Pechincha realizados no Shopping Barra Square. 


Entre aquelas levadas à prática, avultam a Campanha SightFirst II, realizada no AL 2007/08, em que o clube logrou captar doações para a LCIF no montante de US$ 14.000,00 e 10 (dez) associados se tornaram “Companheiros de Mellvin Jones”. Com isso o Lions Sernambetiba se tornou o único do Distrito Múltiplo LC a receber a premiação de Clube Modelo.
Fundação do Leo Clube RJ Sernambetiba em 13 de abril de 2012, com 25 (vinte e cinco) associados, Governadoria do CL Achilles Machado Filho–AL 2011/2012. A CªL Viceli Penha da Silva Franco Donati e a benemérita Cristina Macedo Mailon são as Conselheiras Leo; 


Fundação do Leãozinho Clube RJ Sernambetiba em 12 de setembro de 2013 com 15 (quinze) crianças, Governadoria da CªL Selma Aragão–AL 2012/2013. Os dois clubes de jovens participam efetivamente em atividades e campanhas do Lions Sernambetiba.


Como atividades permanentes:
* Desde 2005:
 - Doação mensal para a Sohan/Equoterapia (recuperação de menores com insuficiência motora utilizando cavalo amestrado para tal terapia);
-   Festas de Natal para crianças da Casa de Apoio da Criança com Câncer Santa Teresa
* Desde 2006 
– Festa de Natal para crianças com glaucoma congênito do Hospital Municipal da Piedade;
* Desde 2008 
– Festa de Natal para crianças de Sohan / Equoterapia; 


* Desde 2011 
– Doação mensal para o Banco de Cadeiras de Rodas do LCRJ São Cristóvão;

* Participação anual no “Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite”, no “Projeto Lions Cidadão–Feira de Saúde e Cidadania”, ambos em parceria com Farmanguinhos/Fiocruz; 



* Participação no “Projeto Praia para Todos, em parceria com os LCRJ Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Taquara;


* Frequentes encaminhamentos aos Hospitais Municipal da Piedade e Universitário Gaffrée e Guinle, de pessoas carentes com problemas de visão e/ou para cirurgia de catarata, de acordo com triagem realizada através dos testes realizados na própria atividade de saúde.


* Contatos para a cessão de dependências da Universidade Veiga de Almeida – Campus Barra, Colégio Veiga de Almeida e do Clube Marapendi para atividades do Distrito LC-1 e clubes coirmãos.

* Na área de Responsabilidade Social, com vista a promover a inclusão social e emocional de pessoas portadoras de deficiências, tendo a participação de 30% dos clubes do Distrito, coordena a Ala Lions Sorriso (Grêmio Sorriso), com 90 (noventa) participantes e a Ala do Instituo Benjamin Constant, com 80 (oitenta) deficientes visuais, ambas da Escola de Samba Embaixadores da Alegria, para apresentação no desfile das campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro, na Sapucaí.    


Neste mês de abril/2014, NA PRESIDENCIA DA CaL MARIA IZABEL DA FONSECA BAUER, O CLUBE POSSUI 53 (cinqüenta três) associados, assim distribuídos: 51 (cinquenta um) ativos, 01 (um) vitalício, 01 (um) honorário, a CªLPID Rosane Teresinha Jahnke Vailatti, candidata à Presidência Internacional, 05 (cinco) temporárias, além de 12 (doze) pessoas agraciadas com o título de Benemérito em razão de constante participação em atividades do clube. 


Ainda cabe anotar que entre os associados o clube possui:
1- O Diretor Internacional 2000/2002, CL Mauro Lúcio Guedes Werneck, detentor da Comenda de Embaixador da Boa Vontade e de 09 (nove) Medalhas de Apreciação
Presidencial, também Presidente da FAF e Diretor Geral da XXXVI Convenção do Distrito L-3, do CL Governador Dorivaldo José Pinheiro Barros – AL 1996/1997, realizada em Nova Friburgo (RJ); 


2- O Governador do Distrito LC-1 – AL 2011/2012, CL Achilles Machado Filho;


3- O Presidente da Fundação Armando Fajardo de Lions Clubes (FAF), CL Amaury Severino dos Santos, também Diretor Geral da 1ª Convenção do Distrito LC-1, do CL Roberto Romito Rodrigues de Barros – AL 1999/2000, realizada em Caxambu (MG);



 4- Alguns distinguidos com o Certificado de Apreciação de Presidente Internacional e outros possuidores de Certificados de Liderança.

5- Por fim, em particular, o 1º Presidente, CL Ernani Ferreira da Silva, que soube transmitir ao clube o potencial da união de companheirismo e trabalho, procedimento presente ainda hoje e que imprime às premiações recebidas o sentido de uma consequência e não o de um objetivo.
                                         
                                         
CL Amaury Severino dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário